quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Araripina de Cara Feia

É de causar preocupação e espanto como a população e aos autoridades competentes vêm tratando a nossa cidade e porque não dizer todo o município. É normal sacolas, copos descaráveis, embalagens de diversos produtos, fazer parte da paisagem de nosso habitat, além de também ser normal encontrarmos lixo em terrenos baldios e espalhados pelas ruas. Os cães vadios (que são milhares) contribuem ainda mais para o aumento do caos, e são também os responsáveis pela desordem que se instalou na nossa cidade. É comum as pessoas jogarem lixo nas ruas e esta prática eu já observei de diversas formas: desde lixo arremessado pelas portas dos veículos até o costumeiro ''lanche móvel'' sacudido em qualquer canto das ruas, numa atitude irresponsável de gente mal educada. Numa sorveteria fiquei a espreita a observar e os nossos jovens que seriam os responsáveis por essas mudanças, cuidando, incentivando e conscientizando as pessoas a cuidarem do ambiente em que vivemos, são na verdade mais uma soma do absurdo praticado de forma escancarada para o aumento da sujeira e do caos implantado.

Cada pessoa é responsável pelo lixo que produz, assim preconiza a lei, mas isso não acontece num desrespeito flagrante ao meio ambiente. O lixo produzido é jogado nas ruas, assim como entulhos de construção, restos de comidas, garrafas plásticas, de vidro, de latinha e toda imundície que retrata a nosso total ignorância. A mosca azul já é moradora frequente das nossas casas, atraída pela fedentina do lixão que se transformou nossa cidade.

É triste ser testemunha de flagrantes que nos transportará para um futuro em que o ar, a terra e a água, não poderão mais ser usufruídas pelas futuras gerações, pois forma contaminadas pelas práticas absurdas e degradantes da geração atual.

E as autoridades? Podem fazer alguma coisa? Claro, dizem um velho ditado: ''quem não vem pelo amor, vem pela dor'', é mais ou menos assim, e nesse caso específico aplicar a lei seria a forma mais viável. No início teria um impacto negativo principalmente para os que querem atrair votos do povo da pior forma, depois esses votos seriam multiplicados quando os resultados fossem positivos.

Como fazer isso? Criaria uma FORÇA TAREFA (daquelas que se faz para dengue e outros eventos com a finalidade de promover a saúde) e distribuiria o roteiro dos dias de coleta do lixo municipal (se acontecer algum imprevisto a empresa contratada para tal atividade, divulgaria nos veículos de comunicação para justificar a população) em parceria com as Escolas Municipais/Estaduais/Particulares, Clubes de Serviços (Ordem DeMolay, Filhas de Jó, Rotary, Lions, Clube de Castores) secretárias de Saúde e Agricultura e outras que porventura quisesse se engajar na campanha, principalmente toda sociedade civil organizada, deixando acordado que fiscais da Vigilância Sanitária/ Empresa Responsável pela Coleta Municipal, continuaria o trabalho de fiscalização cobrando multas (já instituídas por lei) de quem joga lixo nas ruas. Depois seria feito um trabalho de conscientização convocando a própria população para participar como vigilante da limpeza, denunciando infratores ao Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Empresa Coletora do Lixo Urbano, que trataria dos trâmites legais. Nesses passos iríamos coibir as atitudes daqueles que jogam nas ruas desde, um papel de bala, copo descartável, sacolas plásticas, bituca de cigarro, latinhas de refrigerantes, palito de fósforo, embalagens de pipocas  e outros que são descartados tornado a cidade suja e feia, para que mais tarde possamos dizer: eu sou civilizado e minha cidade é limpa e ordeira, graças ao povo que nela habita.

Pode ser um sonho, mas acredito muito que poderia vir a ser realidade.

Texto escrito por Tio Everaldo Paixão e Silva,
Pai dos DeMolays dos Cap. Ouro Branco II, 389
Chris Christopher Torres Paixão e Jimmy Everton Torres Paixão.


E nós DeMolays? O que podemos fazer? Recebemos ensinamentos que também condizem com o Meio Ambiente. A nossa sétima virtude, o Patriotismo também diz respeito ao meio ambiente, podemos dizer também, que ser patriota é cuidar do bem estar de nosso País, Estado, Cidade, Escolas, Ruas públicas, nossas casas, fazendo nossa parte, jogando lixo no lixo, elaborando campanhas de conscientização. O primeiro passo deve ser dado por nós. Se cada DeMolay dar exemplo jogando lixo no lixo, outros jovens poderiam se espelhar em nós, assim influenciaríamos de forma positiva ainda mais a juventude de nossas cidades, não podemos sermos leigos quando o assunto é meio-ambiente, quando se trata da preservação do mesmo. Preservação do Meio-Ambiente, economia de água e poluição do ar é coisa seria e se cada um fizer a sua parte, poderemos dizer: o mundo é o que é, mas eu estou contribuindo para que ele seja um lugar melhor para se viver. Esse projeto citado muitas vezes por nosso honroso Tio Sergio Luiz (#nãojoguelixonarua), 2º Grande Conselheiro do SCODB deve ser posto em prática por todos os Capítulos do Brasil e por todos os DeMolays, que acreditam num mundo mais limpo e saudável.

Chris Christopher Torres Paixão
DeMolay Cap. Ouro Branco II, 389
CID 72362


2 comentários:

  1. Parabéns pelos textos meus Tio e Irmão. Embora pareçamos minoria em assuntos como estes, muitos são os que sonham com isso, porém as vezes tem medo de falar. Sei que é difícil e eu mesmo não tenho tido facilidade em executar estas práticas, mas não devemos apena nos deter as palavras e sim, fixar nas ações. Todo DeMOlay principalmente deve zelar por nossos princípios de respeitar as nossas Leis. E o cuidado com o nosso Meio Ambiente (falando também como Biólogo ) deve ser contínuo. Parabéns mais uma vez. Um Grande Abraço Fraterno!

    David Oliveira
    Pres. Alumni PB

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão, concordo plenamente com suas palavras e também acho de extrema importância tratarmos desse assunto 'O Lixo' em todos os setores sociais. Realmente não é fácil executar estas práticas e também devemos agir mais para demonstrarmos que estamos também interessados na defesa e preservação do ambiente em que vivemos e se começarmos devagar, unir nossas forças, mesmo a distância podemos fazer uma bela campanha quem sabe a nível nacional.

    Muito contente com o seu excelente comentário, fazendo com que esse blog se torne interativo.

    Saudações em DeMolay e Abraços''

    Chris Torres
    Editor e redator do blog

    ResponderExcluir